Você está visualizando atualmente Solução completa para proteção de máquinas

Solução completa para proteção de máquinas

  • Categoria do post:Blog

Você já pensou a respeito de proteção de máquinas? Se você tem um negócio que envolve tecnologia, processos industriais, tecnologia, equipamentos em geral, certamente sim. A proteção de máquinas e equipamentos é um item muito importante no cotidiano dos negócios porque impacta na produção e na produtividade.

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre a importância da proteção de máquinas e equipamentos para que as empresas e indústrias consigam se manter ativas, competitivas e produtivas em seus negócios.

 

Proteção de Máquinas e Equipamentos nas empresas

A proteção de máquinas e equipamentos é fundamental para a segurança delas mesmas e dos profissionais que operam ou transitam próximos à sua área de funcionamento ou operações. As proteções geralmente fazem parte da máquina ou do ambiente em que são aplicadas e são utilizadas para promover proteção por meio de uma barreira física. 

O objetivo da proteção de máquinas e equipamentos é eliminar, neutralizar ou minimizar os riscos aos quais os profissionais ou toda empresa podem estar expostos. Este objetivo é alcançado através de medidas técnicas e operacionais preventivas, que devem ser adequadas a cada situação e necessidade. 

O importante é que nenhum trabalhador execute suas atividades expondo-se aos riscos. A proteção de máquinas e equipamentos é uma barreira mecânica ou eletroeletrônica que impede o acesso às zonas de perigo, ou seja, protege dos mecanismos que oferecem perigo para as pessoas, devendo essas proteções serem preservadas, de forma a impedir que os colaboradores infrinjam normas de segurança e até se coloquem em risco de segurança e saúde do trabalho.

É sempre importante avaliar o risco proveniente de vários perigos presentes nas máquinas, devendo-se ter em mente uma visão global de todo o processo, as pessoas envolvidas diretamente e indiretamente, bem como os riscos potenciais inerentes às atividades. Também é muito relevante que sejam adotados diversos sistemas de segurança interligados para garantir a máxima segurança de todos. 

 

Categorias de proteção de máquinas e equipamentos

Dependendo das características das máquinas e equipamentos, são necessárias diversas proteções. De um modo geral podemos dizer que as proteções são compostas por: 

1- Proteções Fixas – como travas, peças no próprio equipamento, sensores de segurança; 

2- Proteções Móveis – como capas, caixas, grades, fontes de energia; e

3- Dispositivos de segurança. 

A NR12 tem como objetivo garantir que as máquinas e equipamentos sejam seguros para o uso do trabalhador. Sendo assim, essa NR exige informações completas sobre todo o ciclo de vida das máquinas e também dos equipamentos, incluindo transporte, utilização, manutenção e até mesmo sua eliminação quando acabar sua vida útil.

Assim, os cuidados que uma indústria precisa ter em relação à segurança no ambiente de trabalho são previstos pela Norma Regulamentadora Número 12 (NR 12), da Consolidação de Leis Trabalhistas. Essa legislação, criada pelo Ministério do Trabalho, institui que as empresas são responsáveis por garantir a saúde e a integridade física de seus funcionários.

O INBRAEP – Instituto Brasileiro de Ensino Profissionalizante – possui o curso profissional de NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos. Neste curso, o profissional irá obter conhecimento sobre técnicas de segurança durante os procedimentos de instalação, inspeção e manutenção das máquinas e equipamentos, garantindo assim sua eficiência e confiabilidade no trabalho e prevenção de possíveis riscos. Para mais informações, acesse o curso de NR-12.

 

Como aumentar o nível de segurança na sua empresa por meio da proteção de máquinas

Com o avanço da tecnologia, além de criar barreiras para proteção de máquinas, as empresas vêm investindo cada vez mais na automação de equipamentos industriais para tornar os processos de trabalho mais seguros e também econômicos, assim, evitando que qualquer tipo de acidente aconteça.

O conceito da Indústria 4.0 implicou que máquinas e equipamentos industriais evoluíssem e, hoje, contamos com IA, tecnologia inteligente para otimizar os processos de produção. Avaliando assim as tendências tecnológicas, é possível dizer que os dispositivos de segurança estarão integrados com sistemas que garantem agilidade nos processos e redução de custos.

Buscando uma solução completa para proteção de máquinas e equipamentos?

As portas rápidas são hoje parte importante na proteção dos operadores de robôs, evitando acidentes e integrando todo o sistema de segurança nas principais indústrias. Para garantir que as portas rápidas Visoflex protejam as máquinas e equipamentos, é importante conhecer alguns modelos:

A VFX 301 Safety é uma solução completa para proteção de máquinas e colaboradores. A VFX 301 Safety possui velocidade e sinais de segurança que garantem a posição da porta para o robô.

Já a VFX 301C é uma porta rápida no padrão OEM, para integradores com preocupação em aumentar a segurança de seu projeto.

Seguindo essas orientações, as portas rápidas Visoflex podem oferecer uma solução eficiente para aumentar a proteção de máquinas e a segurança no ambiente de trabalho. Saiba mais aqui ou  Fale conosco!