Você está visualizando atualmente Principais normas técnicas para câmaras frigoríficas

Principais normas técnicas para câmaras frigoríficas

  • Categoria do post:Blog

As normas técnicas para câmaras frigoríficas são importantes para manter a integridade física dos colaboradores e também dos produtos. Esses locais possuem exigências rígidas de temperatura e pressão, o que pode causar acidentes frequentemente. Além disso, quando não seguidas, ocasionam prejuízos financeiros para a empresa.

As câmaras frigoríficas são utilizadas pela indústria da carne e derivados, mas esse tipo de ambiente resfriado também é bastante utilizado pela indústria farmacêutica, química e até mesmo pela automobilística. Assim, é importante conhecer as principais normas técnicas para câmaras frigoríficas e garantir o bom funcionamento.

Quais as funções de uma câmara frigorífica?

Também chamadas de câmaras frias, esse tipo de ambiente tem a função de controlar a temperatura, umidade e pressão do ambiente para resguardar as condições dos produtos armazenados. Por meio de barreiras, esse ambiente é capaz de manter o isolamento térmico e resfriamento, para que os produtos se mantenham frescos e nas condições ideais para o consumo ou uso.

Na prática, podemos pensar, por exemplo, que carnes, laticínios, frutas, hortaliças e medicamentos precisam de resfriamento para resguardar suas características ideais. Realizar o controle de temperatura e umidade nas câmaras frigoríficas é um processo complexo, que exige a adequação às normas estabelecidas pela ANVISA.

Hoje, a regulamentação brasileira prevê dois modelos de câmaras frias. Há o congelamento, utilizado para armazenar produtos em temperatura abaixo de 0°C e também o refrigeramento, que conserva os produtos em temperaturas entre 0°C e 18°C.

Principais normas técnicas para câmaras frigoríficas

Apesar da importância das câmaras frigoríficas para a indústria, o que muita gente não sabe é que esse ambiente é um dos principais cenários para acidentes no trabalho. Não só as baixas temperaturas, mas as atividades relacionadas ao corte de carne e a intensa movimentação de produtos no ambiente podem causar acidentes.

Seguir as normas técnicas para câmaras frigoríficas serve também para garantir a segurança. Veja quais são elas a seguir.

NR36

A norma mais famosa e conhecida como a norma oficial para frigoríficos. Uma das suas principais exigências é que os ambientes de frigorífico tenham um especialista em segurança do trabalho. Além disso, as empresas precisam disponibilizar EPIs para a segurança dos colaboradores.

NR06

Essa norma não se aplica apenas aos ambientes resfriados, mas ao ambiente industrial em geral. A norma afirma que as empresas precisam, além de oferecer EPIs, treinar e capacitar os funcionários para o trabalho neste tipo de ambiente.

NR15

Norma específica para os ambientes considerados insalubres, os quais, pela lei, geram um adicional de insalubridade na remuneração do colaborador. A norma predispõe regras de intervalos, tempo máximo trabalhando e quais equipamentos são necessários para a proteção do colaborador.

NBR14701

Por fim, essa norma estabelece critérios de armazenamento para diferentes tipos de produto, levando em consideração a necessidade de refrigeração de cada um. Também explica as responsabilidades de cada uma das partes no processo logístico, desde o momento da produção, armazenamento na câmara fria, até chegar no seu destino final.

Em outras palavras, é a norma que traz regras para todos os processos que envolvem a manipulação dos produtos resfriados.

Gostou do conteúdo? Então visite o nosso site e conheça nossos produtos. Nossas portas rápidas são projetadas para garantir a conservação dos produtos em câmaras frigoríficas.