Você está visualizando atualmente Importância da Gestão da Qualidade na Indústria

Importância da Gestão da Qualidade na Indústria

  • Categoria do post:Blog

Gestão da Qualidade é um tema amplamente pesquisado e debatido em várias esferas de negócios e em diferentes setores do mercado.

Empresas que buscam se destacar da concorrência e oferecer um diferencial sólido para atrair mais clientes e garantir sua satisfação estão antenadas ao conceito e às práticas de Gestão da Qualidade, especialmente na indústria.

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre a importância da Gestão da Qualidade para que as empresas e indústrias consigam se manter ativas, competitivas e produtivas em seus negócios.

 

Gestão da Qualidade: o que é e como funciona

Os impactos da Gestão da Qualidade são evidentes na produção e satisfação do cliente final e permitem que a empresa se posicione de forma competitiva no mercado.

A gestão da qualidade se dedica a supervisionar atividades, tarefas e processos (entradas) adotados no desenvolvimento de um produto ou serviço (saídas) para que possam ser mantidos em um padrão alto e consistente.

Os especialistas consideram quatro etapas principais da gestão da qualidade: 

  • planejamento da qualidade;
  • garantia da qualidade;
  • controle da qualidade;
  • melhoria da qualidade.

A implementação de todas as etapas é conhecida como Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ) e concentra-se não apenas na qualidade final dos produtos e serviços, mas também na execução das tarefas e processos de produção e desenvolvimento.

A gestão da qualidade não é um processo que tem fim, pelo contrário, é uma jornada contínua de avaliação dos processos, proposição de melhorias, implementação, aperfeiçoamento, inovação, otimização e assim por diante.

Em verdade, a cultura da qualidade nas empresas envolve fazer a coisa certa para seus clientes, seus funcionários, seus stakeholders, seu negócio e o ambiente em que todos operam.

 

E como funciona a gestão da qualidade nas indústrias?

A existência da gestão de qualidade é prerrogativa para que exista um padrão de qualidade, ou seja, que exista a definição de critérios claros sobre como a empresa deve produzir para que sejam alcançados os resultados desejados.

Basicamente, a gestão da qualidade funciona com o uso de tecnologias, soluções, ferramentas, estratégias assertivas e participação intensa dos colaboradores de uma empresa. Uma vez aplicada, a gestão da qualidade vai procurar examinar todos os processos relacionados e correlacionados à produção, fazendo uso de ferramentas e workframes que padronizem e otimizem algumas execuções.

Alguns dos benefícios são:

  • Redução de riscos;
  • Aumento da eficiência;
  • Aumento da produtividade;
  • Redução do erro humano;
  • Geração de resultados consistentes;
  • Aprimoramento das habilidades da equipe;
  • Redução do tempo de treinamento de nova equipe.

 

Como as soluções da Visoflex podem aumentar o nível de qualidade na sua empresa 

Como já dissemos aqui, faz parte da gestão da qualidade a otimização dos processos de produção para aumento da eficiência e produtividade.

Ao investir na implementação de um plano de gestão da qualidade, com uso de recursos e tecnologias adequadas, seu negócio pode experimentar vários benefícios. 

As portas rápidas são hoje parte importante na gestão da qualidade, segurança e otimização de processos nas indústrias e empresas. As portas rápidas da Visoflex hoje se apresentam como soluções para os pilares da qualidade, logística, refrigeração e proteção de máquinas.

Buscando uma solução automatizada e eficiente para melhorar a qualidade, aumentando a agilidade e produtividade da sua empresa?

Conheça alguns modelos de portas rápidas da Visoflex:

A VFX700 é uma solução que une alta vedação, proteção de matéria prima e baixa manutenção. Para aplicações internas com alto fluxo, ela é silenciosa, tem sistema de abertura de emergência, velocidade de abertura e fechamento regulável, podendo ser customizada nas cores dos tecidos disponíveis.

Para o segmento da qualidade também temos a porta rápida VFX Zip Lite. Para o segmento de logística, refrigeração e proteção temos outras soluções que também podem ser adaptadas para projetos especiais. Confira aqui algumas aplicações das portas rápidas Visoflex.

A VFX 301 Safety é uma solução completa para proteção de máquinas e colaboradores. A VFX 301 Safety possui velocidade e sinais de segurança que garantem a posição da porta para o robô.

Já a VFX 301C é uma porta rápida no padrão OEM, para integradores com preocupação em aumentar a segurança de seu projeto.

Seguindo essas orientações, as portas rápidas Visoflex podem oferecer uma solução eficiente para aumentar a proteção de máquinas e a segurança no ambiente de trabalho. Saiba mais aqui ou  Fale conosco!