Você está visualizando atualmente Como as portas rápidas ajudam nos processos logísticos?

Como as portas rápidas ajudam nos processos logísticos?

  • Categoria do post:Blog

Os processos logísticos são desafiadores, ao mesmo tempo em que são fundamentais para qualquer negócio. Etapas como produção, estocagem, entradas e saídas, além de manter o controle de qualidade e ter agilidade são fatores que fazem parte da logística de uma indústria.
Neste cenário, as portas rápidas ajudam nos processos logísticos, especialmente na otimização do controle de qualidade.
Quer saber mais detalhes sobre como elas podem ajudar nos processos logísticos do ambiente industrial? Continue a leitura.

Produção e armazenamento

As etapas relacionadas à produção e ao armazenamento são momentos em que há um grande risco de desperdício e perdas. Especialmente quando falamos de alimentos perecíveis, insumos, medicamentos, entre outros itens sensíveis, é preciso ter um cuidado maior com a logística no que diz respeito à manipulação e armazenamento.

As portas rápidas evitam que pessoas não autorizadas acessem o ambiente de produção, já que há modelos equipados com senhas e liberação de pessoal autorizado. O processo de abertura e fechamento automático colabora para que o ambiente de produção não tenha acesso a fatores contaminantes, como microrganismos ou compostos manipulados em outros ambientes. É uma forma eficaz de isolar o ambiente de produção dos demais.

Já o armazenamento é preservado de acordo com as demandas de cada tipo de produto. Em um frigorífico, por exemplo, em que há temperaturas baixas a serem mantidas, as portas rápidas evitam o aquecimento devido à exposição ao calor. Todos esses fatores logísticos relacionados à produção e ao armazenamento são beneficiados pelo uso de portas rápidas.

Controle de qualidade facilitado

Outro fator crucial que é responsabilidade dos processos logísticos é o controle de qualidade. Por meio de estratégias e processos, o setor de logística deve determinar passos, equipamentos necessários e uma cultura na indústria para garantir que a mesma esteja adequada de acordo com as normas sanitárias.

As portas rápidas facilitam o trabalho logístico, pois servem para garantir a integridade de alimentos, insumos e demais produtos na sua armazenagem e produção. Ou seja, esses equipamentos evitam uma série de dores de cabeça para o pessoal da logística.

Agilidade nos processos logísticos

Além de desempenharem um papel importante no isolamento de ambientes, essas portas também funcionam como mecanismos de segurança. Não só contra perdas materiais por contaminação ou outros motivos, elas preservam a integridade dos colaboradores. Em casos de danos, elas retornam para suas guias sem precisar de esforços humanos e evitam acidentes.

As portas rápidas, em muitos casos são equipadas com inteligência de reparação, o que garante baixo índice de erros em seu funcionamento e pouca necessidade de manutenção. Outro ponto referente à agilidade é que o setor logístico não precisa despender tanto esforço para elaborar uma cultura sobre acessos aos ambientes isolados. Isso porque as portas rápidas cumprem esse papel.

Um exemplo para entender melhor é comparar com as portas manuais. Neste caso, o setor logístico teria que determinar boas condutas para as pessoas ao entrar e sair de ambientes, determinando tempo e critérios. Com as portas rápidas, o processo é automático e simplificado. Além disso, as portas rápidas são programadas no tempo ideal e podem contar com sistema de liberação para pessoas autorizadas.

Conheça as soluções em portas rápidas da Visoflex. Somos a maior exportadora de portas rápidas da América Latina, com mais de 30 anos de experiência no mercado e um vasto catálogo de soluções logísticas para sua indústria.