Você está visualizando atualmente Qual o retorno financeiro aplicando portas rápidas em câmaras congeladas?

Qual o retorno financeiro aplicando portas rápidas em câmaras congeladas?

  • Categoria do post:Blog

Câmaras congeladas são ambientes nos quais a temperatura deve ser mantida abaixo de 0 ºC. Diferentes segmentos de indústrias precisam deste tipo de armazenamento, incluindo frigoríficos, indústria farmacêutica, química, entre outras.

Nas câmaras congeladas, diversos desafios são enfrentados, incluindo a limitação financeira. Quer saber como otimizar este ambiente na sua empresa? Descubra o retorno financeiro aplicando portas rápidas em câmaras congeladas.

Principais desafios enfrentados em câmaras congeladas

Uma câmara congelada é um ambiente que conserva produtos em temperaturas inferiores a 0°C. Essa temperatura leva ao congelamento dos produtos, o que garante o frescor por mais tempo e as condições ideais para transporte e consumo do comprador final. Contudo, os processos conhecidos como “cadeia do frio”, que dizem respeito à logística deste tipo de armazenamento, podem ser bastante desafiadores.

Quando as mercadorias são expostas a temperaturas inadequadas, o produto perde seu prazo de validade, se deteriora ou adquire uma aparência pouco atrativa para o consumidor final. Quando falamos em medicamentos ou vacinas, embora sejam quase imperceptíveis tais características de deterioração, as consequências são prejudiciais.

De forma geral, os desafios enfrentados em câmaras congeladas são relacionados ao controle de temperatura, bem como as limitações no orçamento para adquirir tecnologia. É preciso aproveitar bem o espaço, garantir a rastreabilidade dos itens até seu destino final e ter tecnologia que economize no orçamento e ainda sim mantenha a temperatura ideal.

Qual o retorno financeiro aplicando portas rápidas em câmaras congeladas?

As portas rápidas são tecnologias que proporcionam a abertura e fechamento rápidos durante a passagem de um ambiente para outro. Em câmaras congeladas, elas são ainda mais importantes, já que esse movimento rápido evita que o ar quente entre no ambiente resfriado. Ao manter a temperatura ideal, uma quantidade significativa de energia é economizada, além de resguardar as características ideais dos produtos.

Pense em uma geladeira convencional. Quanto mais tempo a porta permanece aberta, maior será o esforço do aparelho para manter o resfriamento. E quanto maior esse esforço, mais energia é gasta, causando um aumento expressivo na conta de energia. Agora multiplique a situação e aplique no ambiente industrial. Os gastos podem ser enormes! Especialmente se houver perda de estoque.

A seguir, veja os benefícios das portas rápidas em câmaras congeladas.

Benefícios das portas rápidas em câmaras congeladas

  • Economia de energia: o movimento rápido de abrir e fechar impede que o calor entre na câmara congelada. Isso reduz os gastos com energia.
  • Mantém a temperatura ideal, minimizando o risco de perdas no estoque
  • Evitam o risco de contaminação cruzada, impedindo a entrada de sujeira, microrganismos e outras condições que podem comprometer a qualidade dos produtos no armazenamento.
  • Evita que a porta fique aberta sem necessidade: a porta abre somente para a passagem de pessoal ou outros itens, fechando-se após a passagem. É possível configurar a duração de tempo para otimizar ainda mais o movimento.

As portas rápidas otimizam a estocagem nas câmaras congeladas, evitando perdas no estoque e trazendo economia para a conta de energia. Gostou deste conteúdo? Então visite o site da Visoflex e conheça nossos produtos.