Você está visualizando atualmente Porque os laboratórios devem investir em Portas rápidas

Porque os laboratórios devem investir em Portas rápidas

  • Categoria do post:Blog
  • Comentários do post:0 Comentário

Porque os laboratórios devem investir em Portas Rápidas

Os laboratórios são ambientes controlados, com equipamentos para realização de testes, análises e experimentos. Algumas categorias de laboratórios são responsáveis pela fabricação de fármacos, testes de qualidade e análise de alimentos.

Por estes motivos, são locais que precisam cumprir uma série de normas sanitárias rígidas, para proteger os funcionários e os consumidores de riscos.

E para cumprir estas normas é importante investir em equipamentos de qualidade. Por isso nesta matéria vamos mostrar os benefícios que as Portas Rápidas oferecem aos laboratórios.

 

 

O que são os laboratórios

Os laboratórios são espaços físicos equipados com instrumentos, equipamentos e elementos, para realização de pesquisas e análises, além de atender às necessidades de cada especialidade.

Fundamentalmente, o que caracteriza um laboratório é o seu ambiente controlado, que tem como principal função evitar qualquer tipo de contaminação, pois isso acarreta riscos não somente aos funcionários e técnicos de laboratório, mas, também, aos consumidores.

Outros elementos importantes, que devem ser controlados, são: temperatura, pureza do ar, umidade, pressão atmosférica, energia, ruído etc. Tudo isso é cautelosamente ajustado para suprir às necessidades do local.

Tipos de Laboratório

Agora que definimos o que são os laboratórios, apresentaremos cinco tipos de laboratórios, começando pelo:

Laboratório de Análises Clínicas

Provavelmente um dos mais conhecidos é este laboratório. Ele é responsável pela coleta e a análise de material biológico de um indivíduo, de acordo com a necessidade e solicitação médica.

Estas análises e testes, são de suma importância para auxiliar na descoberta, diagnóstico, tratamento e profilaxia de patologias, ou seja, é um laboratório muito importante, principalmente para medicina, biologia e farmácia.

Laboratórios de Pesquisa

Estes podem ser subdivididos de acordo com o assunto pesquisado, podendo ser biologia celular ou animal, química, virologia etc.

Cada um destes laboratórios fornece informações de suma importância, sobre as suas especialidades, para a sociedade.

Laboratório Industrial

Os laboratórios industriais podem atuar em diversas áreas, tudo depende da indústria onde ele está inserido, e são divididos em Laboratório de Controle de Qualidade e Laboratório de Desenvolvimento

O laboratório de controle de qualidade é responsável pela análise de insumos e testes dos produtos, afim de manter a padronização e qualidade dos produtos.

Enquanto isso o laboratório de desenvolvimento é encarregado de trazer inovações e mais eficiência para os produtos.

Laboratório de Análise de Alimentos

A principal função destes laboratórios é ajudar a prevenir doenças ligadas ao consumo de alimentos de má qualidade. Há diferentes opções de laboratórios nesta categoria, pois cada tipo de alimento possui testes e análises próprios, que devem ser seguidos.

Além de realizar testes em alimentos, este tipo de laboratório é responsável por fornecer os dados nutricionais dos produtos e atestar que o alimento e a indústria estão seguindo todas as normas exigidas.

Laboratório Farmacêutico

Este é outro laboratório bastante conhecido, pois ele é responsável pela pesquisa, produção e distribuição de fármacos e produtos relacionados.

Os laboratórios Farmacêuticos produzem uma grande variedade de produtos como: soros, vacinas, alopáticos, homeopáticos, fabricação de kits para diagnósticos médicos etc.

Sendo assim, é uma indústria de extrema importância no mundo todo, principalmente nos tempos atuais com a pandemia do COVID-19.

Em suma, estes são apenas alguns tipos de laboratórios, pois há muito mais como os laboratórios universitários, escolares etc., mas todos eles têm algo em comum, as rígidas exigências sanitárias para que não haja contaminação.

Tipos de contaminação

Ela é algo muito perigoso, em se tratando de laboratórios, pois ela não apresenta apenas um risco para os funcionários, mas também para os consumidores que podem fazer uso de um fármaco contaminado que gere reações adversas, ou até ingerir alimentos de má qualidade.

Para evitar os diversos tipos de contaminação é importante conhecê-los, como:

Contaminação por Partículas

Este tipo de contaminação acontece por meio da queda de pequenas partículas de algo como: pelos, maquiagem, tarraxa de brinco, fiapo ou fibras de roupas, esmalte etc.

Para evitar isto é importante que os técnicos e funcionários sigam o código de vestimenta do laboratório, além de manter o local limpo.

Contaminação por Produto

Este processo acontece quando se mistura produtos diferentes durante a produção, resultando em um fármaco ou produto contaminado que pode gerar doenças ou reações inesperadas.

Ela pode ocorrer devido o não cumprimento das Boas práticas laboratoriais, sendo assim, cada lote deve ser produzido individualmente, e logo após o local de trabalho deve ser completamente limpo.

Contaminação Microbiológica

Acontece a partir do contato do produto com algum microrganismo, que pode ser: bactérias, fungos, algas unicelulares, vírus ou protozoários.

Mesmo que estes organismos estejam presentes no ar, água e no solo, executando as mais diversas funções, eles também podem representar um grande risco e causar grandes problemas.

Como podemos ver muitas das contaminações dentro dos laboratórios podem ser evitadas seguindo as boas práticas laboratoriais, entretanto o uso de equipamentos próprios para filtragem de ar e limpeza dos ambientes é muito importante.

Os benefícios das Portas Rápidas para os laboratórios

As portas rápidas se tornaram equipamentos importantes para muitos segmentos industriais, em razão da vedação e eficiência que oferecem, que são essenciais para os laboratórios.

Afinal, como os laboratórios precisam manter um ambiente praticamente estéril, é importante que o fluxo de passagem seja baixo e controlado, e as portas rápidas oferecem abertura e fechamentos ágeis, o que tornam o processo muito mais produtivo.

Para evitar acidentes durante a passagem, temos os sensores fotoelétricos que invertem o curso da porta ao detectar algo.

Entretanto, o principal benefício é a vedação inferior e lateral, que diminui consideravelmente o risco de contaminação por partículas, além de auxiliar na manutenção da temperatura.

Por fim, as portas rápidas podem ser equipadas com botoeiras touchless, que são ideais para ambientes laboratoriais, pois o acionamento dela é feito a partir da detecção de algo no sensor fotoelétrico, tornando os riscos ainda menores.

Como a Visoflex pode te ajudar

Nossas portas rápidas VFXZIP Lite, VFXZIP Clean e VFX Clean Inox foram desenvolvidas para laboratórios e salas limpas.

Elas possuem guias de zíper que oferecem mais vedação e restabelecimento total da folha da porta, em caso de impacto, além de selo total ao solo e sensores fotoelétricos embutidos nas colunas.

Outro diferencial das portas ZIP são as suas colunas, que possuem um design único, são montadas com facilidade e permitem que toda fiação elétrica fique embutida e protegida.

Por isso se você deseja aumentar a segurança e produtividade em seu laboratório, confie na Visoflex e venha fazer um orçamento conosco.

Deixe um comentário