Dentre as normas que devem ser aplicadas aos frigoríficos, a NR-36 é uma das mais conhecidas.
Essa norma estabelece requisitos para a avaliação, monitoramento e prevenção de riscos. A NR-36 é específica para as atividades relacionadas ao manuseio de carnes e derivados destinado ao consumo humano. O objetivo é garantir que o ambiente de trabalho seja seguro, resguardando a saúde e bem-estar dos trabalhadores.
A seguir, saiba como adequar seu frigorífico de acordo com a NR-36.
Especialistas em segurança do trabalho
Com a consolidação das leis do trabalho (CLT), muitas normas relacionadas à segurança no ambiente de trabalho surgiram. Com o passar dos anos, as normas passaram a ser específicas para os diferentes nichos de atuação das empresas.
De acordo com a NR-36, responsável pelos frigoríficos, é preciso que esse segmento tenha ao menos um profissional especialista em segurança do trabalho.
Esse profissional é responsável por garantir a saúde e o bem-estar durante a atividade laboral no ambiente, por meio de manuais, normas internas e mais estratégias. É esse profissional quem garante a aplicação correta da NR-36.
EPIs de segurança para os trabalhadores
Prevenir é a melhor forma de evitar acidentes. De acordo com a norma, é preciso que os trabalhadores tenham acesso a EPIs (Equipamentos de Proteção Individual). É responsabilidade do frigorífico disponibilizar os equipamentos, instruir como usar, além de incentivar constantemente o uso.
Para os frigoríficos, geralmente são utilizadas roupas e calçados térmicos, luvas, óculos e outros, dependendo da atividade realizada.
Separação e organização de ambientes
A organização do ambiente é um fator fundamental para os frigoríficos, não apenas por uma questão estética ou estratégica, mas porque é uma das exigências da NR-36. Segundo as normas, há alguns pontos que merecem uma atenção extra quanto ao ambiente. É preciso observar ruídos, qualidade do ar, agentes biológicos, agentes químicos e também o conforto térmico dos trabalhadores.
A melhor forma de separar ambientes é por meio de portas rápidas. Elas garantem que o acesso aconteça apenas por pessoas autorizadas, impede a contaminação por agentes químicos ou biológicos, além de proporcionar conforto térmico, por isolar a temperatura.
Conheça as portas rápidas da Visoflex e encontre a solução ideal para adequar seu frigorífico de acordo com as normas.
Além das portas rápidas e dos EPIs, é função do departamento responsável pela segurança do trabalho definir pausas, tempo máximo de exposição às condições insalubres, acesso fácil e irrestrito a água, entre outras medidas de proteção.
Maquinário, equipamentos e ferramentas de acordo com a NR-36
A NR-36, ainda, regulamenta todo tipo de maquinário, equipamentos e ferramentas utilizadas no manuseio de carne e derivados para o consumo humano. É preciso que todo o equipamento passe por revisões periódicas para garantir o uso seguro. A norma também estabelece que os equipamentos devam facilitar o uso, por meio de posturas confortáveis, movimentos sem esforço excessivo e com conforto.
Quanto às ferramentas, é preciso que sejam o mais leves possível, com eficiência e específicas para a finalidade da tarefa realizada. Não é possível improvisar ferramentas ou utilizar maquinário para funções não específicas.
Gostou de saber como adequar seu frigorífico de acordo com as NR-36? Leia também nosso artigo sobre as principais normas técnicas para câmaras frigoríficas e continue se informando.
Entre em contato com a Visoflex para fazer um orçamento e adequar o seu espaço.