Você está visualizando atualmente 5 cuidados essenciais no armazenamento de produtos perecíveis

5 cuidados essenciais no armazenamento de produtos perecíveis

  • Categoria do post:Blog

Alimentos perecíveis como carnes, laticínios, ovos, frutas, verduras e outros pedem cuidados redobrados no armazenamento. Armazenar corretamente esses alimentos é um conjunto de tarefas complexas e desafiadoras, que envolvem estratégias logísticas para evitar perdas e garantir a integridade desses alimentos até sua chegada ao consumidor final.

Desta forma, conheça 5 cuidados essenciais no armazenamento de produtos perecíveis para saber quais estratégias podem ajudar o seu negócio neste processo.

1. Manipulação correta dos produtos

Um dos cuidados essenciais no armazenamento de produtos perecíveis é a manipulação durante os processos. Isso significa que os produtos resfriados ou congelados, devem manter determinadas temperaturas tanto no estoque, no transporte e também nas gôndolas onde serão comercializados.

A movimentação interna, por exemplo, é um fator que pede cuidado. É preciso que a indústria siga as normas, evitando a circulação de pessoas não autorizadas, bem como o uso de trajes adequados, quando necessário. Aqui também entra o maquinário, pois é importante que sejam mantidos com a limpeza adequada para evitar contaminações.

2. Gestão de estoque e armazenamento

A gestão do estoque e armazenagem é o conjunto de estratégias que visam controlar entradas e saídas, além de definir métodos de armazenagem. Para isso, a indústria deve manter um inventário com tais registros, processo que pode tanto ser feito de forma manual, quanto com o auxílio de softwares que automatizam este processo. O importante é que seja feito um inventário.

Desta forma, é possível organizar por data de validade, encaminhando antes os produtos mais próximos do prazo e evitando perdas no estoque. O armazenamento deve seguir as demandas de temperatura, empilhamento máximo e outras, de acordo com o produto.

3. Estar de acordo com as normas sanitárias

No Brasil, as normas sanitárias são definidas pela Anvisa e outros órgãos responsáveis por setores específicos. A Cartilha da Vigilância Sanitária é um documento interessante para o setor da logística consultar quando tiver dúvidas sobre quais normas se aplicam aos seus produtos perecíveis.

4. Gestão de processos – Supply Chain

Supply Chain é um termo utilizado para a gestão da cadeia logística, ou seja, se trata de gerenciar todos os processos, desde o recebimento dos itens, seu armazenamento, carregamento, até a entrega para o consumidor final. No caso de carnes, a gestão de processos começa no momento do abate.

Assim como a gestão de estoque, esse processo até pode ser feito manualmente, mas pode ser otimizado por meio das tecnologias. Hoje, já existem softwares que integram esses e outros setores da empresa, trazendo mais produtividade, agilidade e segurança no armazenamento de produtos perecíveis.

5. Infraestrutura adequada

Por fim, toda indústria que trabalha com produtos perecíveis deve se atentar em ter uma infraestrutura adequada. É preciso garantir um armazenamento eficiente, com espaço adequado para o empilhamento máximo e de forma que o estoque seja otimizado.

No caso de produtos perecíveis, boa parte deles precisa ser conversada por meio da refrigeração ou congelamento, o que demanda uma infraestrutura adequada. Além de uma câmara fria, é preciso garantir que a manipulação ocorra em ambientes com temperaturas controladas e não permitir a entrada de calor ou microrganismos.

A Visoflex possui mais de 30 anos de experiência em portas rápidas, que evitam a perda de temperatura e contaminação, sendo bastante recomendadas para o armazenamento de alimentos perecíveis. Conheça nossos produtos e descubra a melhor solução para a sua indústria.