Você está visualizando atualmente Como evitar a contaminação cruzada na indústria alimentícia?

Como evitar a contaminação cruzada na indústria alimentícia?

  • Categoria do post:Blog

A contaminação cruzada é responsável por uma série de doenças conhecidas como Doenças de Transmissão Hídrica e Alimentar (DTHA). No mundo, existem mais de 250 tipos dessas doenças, causadas por microrganismos como vírus, bactérias, parasitas ou substâncias químicas.

Mas esse problema pode ser evitado por algumas medidas. Continue a leitura e saiba como evitar a contaminação cruzada na indústria alimentícia.

O que é a contaminação cruzada?

A contaminação cruzada é caracterizada pelo movimento de agentes contaminantes dentro do ambiente fabril. Ela pode ser causada por diversos tipos de agentes contaminantes, como outros alimentos, materiais de produção ou contato humano sem a devida higienização. A contaminação pode ter origens diversas como biológica (no caso de microrganismos), química ou física.

Entre os microrganismos mais comuns causadores de doenças e infecções, temos: Shigella, Staphylococcus aureus, Campylobacter, Escherichia coli e a famosa salmonella. São comuns em carnes, ovos, leite e outros derivados de animais crus ou mal cozidos. Frutas e verduras também podem ser contaminadas quando não há higienização.

Como evitar a contaminação cruzada na indústria alimentícia?

No território nacional, há uma série de normas e diretrizes que estabelecem regras para a produção e manuseio de alimentos. A fiscalização é realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), além do Ministério da Saúde.

De acordo com as normas estabelecidas, toda indústria do ramo alimentício deve assegurar as diretrizes das Boas Práticas de Fabricação de Alimentos. A seguir, entenda quais são as recomendações.

Higiene pessoal e limpeza

As normas estabelecem que os profissionais devem utilizar vestimentas adequadas de acordo com cada tipo de manipulação de produtos. É preciso, por exemplo, usar vestimentas limpas, que cubram boa parte da pele e cubram os cabelos. Em alguns casos, é preciso utilizar luvas e óculos de proteção também.

Além disso, as mãos devem ser higienizadas antes e após o manuseio dos alimentos, em todas as etapas da produção. O mesmo vale para os utensílios, que devem ser higienizados cuidadosamente. Devem passar por desinfecção antes de serem manipulados novamente.

Cuidados referentes às instalações

O ambiente fabril deve contar com separações entre o ambiente externo e o de manipulação dos alimentos. É dever das indústrias garantir um ambiente limpo em todas as etapas, desde a chegada da matéria-prima, até o produto final.

Por isso, as instalações e dimensões do espaço devem ser muito bem planejadas para evitar a contaminação cruzada. Veja mais detalhes do que as normas dispõem.

  • É preciso garantir o controle de temperatura e pressão, de acordo com cada tipo de alimento. A finalidade é evitar a proliferação de microrganismos danosos à saúde.
  • As instalações físicas precisam contar com separações entre áreas e setores, para evitar o contato do ambiente interno e externo. Além de evitar a contaminação cruzada entre alimentos com risco alérgico. Quando há manipulação cruzada, é preciso sinalizar no rótulo.
  • As instalações devem ser projetadas de forma a evitar a entrada de insetos, roedores, dejetos, microrganismos e outros agentes contaminantes.
  • A higienização deve ser constante, a fim de desinfetar sempre que houver necessidade. Os materiais devem ser de fácil limpeza, como superfícies lisas e não porosas.

Como podemos ver, há uma série de recomendações para evitar a contaminação cruzada na indústria alimentícia. As portas rápidas são soluções eficientes para separar os diversos setores de uma empresa e dificultar a contaminação causada por microrganismos e outras pragas.

Gostou de conhecer essas soluções? Então visite o site da Visoflex e conheça nossos produtos pensados para a segurança na indústria.