Você está visualizando atualmente Como otimizar o fluxo de pessoas em câmaras frias

Como otimizar o fluxo de pessoas em câmaras frias

  • Categoria do post:Blog

No conteúdo de hoje, vamos falar sobre como otimizar o fluxo de pessoas em câmaras frias, mas comecemos do início. Afinal, o que são câmaras frias? Como funciona o sistema de câmara fria? Quais são os tipos de câmara fria e por que otimizar o fluxo de pessoas é tão importante?

As câmaras frias comumente são associadas ao ramo alimentício mas os ambientes de câmaras frias são utilizados também para armazenar materiais e insumos que necessitam manter suas características iniciais, como medicamentos e vacinas, e até mesmo beneficiar segmentos como: hospitais, mercado automobilístico, indústria farmacêutica e química, ou a agricultura.

Os produtos que consumimos necessitam de diferentes cuidados em etapas distintas, que envolvem a fabricação, conservação, transporte e comercialização. Os alimentos que chegam até o nosso prato, os medicamentos que consumimos, as vacinas que tomamos, entre outros, passam por um processo de conservação rigoroso. 

Sem as câmaras frias, seria praticamente impossível conservar os alimentos e produtos em temperatura e condições ideais para garantir sua vida útil. Mas o que o fluxo de pessoas tem a ver com as câmaras frias e a eficiência dos processos de resfriamento? Continue a leitura!

 

Câmaras frias e seu funcionamento

Câmaras frias são espaços, estruturas ou ambientes termicamente adequados para o armazenamento de produtos, cuja temperatura é estabilizada pelo sistema de refrigeração. A faixa de temperatura de operação varia de acordo com o tipo de produto a ser armazenado em seu interior. De produtos resfriados varia de 0°C a +12°C e de produtos congelados de -22°C a -12°C.

As câmaras frias contribuem para alta performance de resfriamento e eficiência, além de assegurarem a qualidade dos produtos, podendo ser projetadas de modo a atender as necessidades de cada tipo de negócio.

Entre as principais vantagens, as câmaras frias se destacam por:

  1. resfriamento de grandes volumes, 
  2. possibilidade de customização, 
  3. precisão no monitoramento de temperatura, 
  4. redução de perdas,
  5. prolongamento da vida útil dos produtos.

Seja no segmento comercial ou apenas industrial, o uso de câmaras frias é fundamental para que empresas elevem sua produtividade com um diferencial competitivo sem igual no mercado.

 

Fluxo de pessoas nas Câmaras frias

Um grande perigo para as indústrias é a contaminação cruzada, transferência de contaminantes biológicos, como microrganismos patogênicos, entre alimentos, superfícies e materiais de produção, que gera inúmeros prejuízos.

Em outro post falamos sobre a contaminação cruzada, suas consequências e como evitá-la, visto que os principais agentes contaminantes responsáveis por contaminação cruzada na indústria são as bactérias, parasitas e vírus, além de toxinas e agentes químicos, que podem ser trazidos juntamente com as pessoas. 

Garantir a segurança dos profissionais e a qualidade de armazenamento é imprescindível para proteger a saúde dos colaboradores, além de proporcionar um excelente armazenamento dos seus produtos nas câmaras frias.

Equipamentos e sistemas de segurança precisam ser instalados corretamente para garantir a integridade dos produtos armazenados e dos profissionais que operam as câmaras frias.

Na manipulação de produtos químicos e farmacêuticos, em ambientes onde os profissionais precisam entrar e sair com frequência, e até mesmo em estabelecimentos ligados ao setor alimentício, como açougues, frigoríficos e supermercados, o fluxo de pessoas precisa ser controlado para que se mantenha a capacidade de refrigeração e resfriamento do ambiente, bem como se evite a contaminação do mesmo.

 

Otimização do fluxo de pessoas com portas rápidas

A NR 36 é uma Norma Regulamentadora criada em 2013 com o objetivo de estabelecer um padrão de segurança e qualidade para ambientes frigorificados, visando assegurar a qualidade dos produtos em aspectos de armazenagem e distribuição, mas também de reduzir os riscos de acidentes de trabalho existentes nos espaços de câmaras frias, frigoríficas e outras.

A NR 36 contempla as exigências de obrigatoriedade de dispositivos que facilitam a abertura de portas; uso de alarmes e sistemas para casos de emergências; e regras para o controle de tempo nas câmaras, sobretudo, em locais com temperatura ambiente de -18º C.

Infelizmente, grande parte de acidentes de trabalho em câmaras frias são ocasionados por causa de máquinas e/ou portas inadequadas. Não é incomum a existência de casos de funcionários que vieram a óbito por não conseguir sair da câmara fria.

Por essa razão, uma das principais exigências da NR 36 é priorizar portas rápidas e seguras. Hoje, já há portas fabricadas especialmente para câmaras frias, tanto otimizando o fluxo de pessoas, quanto mantendo a vida dos colaboradores em segurança. Ter uma saída de emergência nesses casos é fundamental.

As portas rápidas Visoflex são um tipo de porta utilizado em áreas de produção, além de armazenamento e vedação eficiente de espaços e ambientes também é possível a retirada de sua folha da guia em casos de saída de emergência. 

As portas rápidas VFX 601 são a solução perfeita para manter o controle de áreas congeladas e refrigeradas sem perder a temperatura e dentro das normas de segurança. 

Com velocidade, isolamento e dimensionadas para alto fluxo, elas são a melhor opção em locais com controle de temperatura e alto fluxo, otimizando o fluxo de pessoas, evitando contaminação e garantindo segurança e eficiência à produção e armazenagem. Fale conosco!