Você está visualizando atualmente Quais as consequências de uma eventual contaminação na indústria alimentícia?

Quais as consequências de uma eventual contaminação na indústria alimentícia?

  • Categoria do post:Blog

De acordo com a OMS, a intoxicação alimentar tira a vida de mais de 350 mil pessoas por ano. O total de pessoas que adoecem anualmente por essa causa é de 582 milhões. É por isso que o assunto contaminação na indústria alimentícia é tão relevante para as empresas do ramo.
Hoje, falaremos sobre os tipos de contaminação, além das possíveis consequências de uma eventual contaminação na indústria alimentícia. Continue conosco e saiba mais detalhes!

Conheça os 3 tipos de contaminação na indústria alimentícia

Há 3 tipos mais comuns de contaminação na indústria alimentícia. Isso significa que a contaminação pode ocorrer das seguintes maneiras: biológica, química e física. Todas elas podem causar sintomas clínicos, leves ou severos, dependendo das características de cada pessoa, quantidade ingerida e tipo de contaminação.

Contaminação biológica

São chamadas de contaminação biológica as infecções causadas por fungos, bactérias, vírus e outros microrganismos. É chamada de biológica por ocorrer a partir de microrganismos vivos, que podem se hospedar no organismo humano, além de serem transmitidos de maneira biológica.

As contaminações desta categoria podem causar infecções virais, conhecidas como viroses, além de infecções bacterianas e fúngicas causadas por estes parasitas. Os agentes biológicos são normalmente transmitidos por saliva, sangue ou fezes.

Uma das infecções mais conhecidas é a por Salmonella, um tipo de bactéria conhecida principalmente pelas espécies S. enterica e S. bongori. A infecção é responsável por causar febre, dores abdominais, náuseas, além de debilitar o organismo e levar à morte em alguns casos.

Outro risco bastante conhecido é a presença das Micotoxinas, que são as toxinas produzidas por fungos. Especialmente presente em cereais e produzidas por fungos dos gêneros Aspergillus, Penicillium e Fusarium, elas podem causar problemas gastrointestinais, renais e hormonais aos humanos e animais.

Há uma série de outros problemas causados por microrganismos, esses foram apenas alguns exemplos. Muitas vezes imperceptíveis aos olhos humanos, são ameaças invisíveis, mas com danos graves.

Contaminação física

A contaminação física ocorre pela presença de corpos estranhos nos alimentos. São abrangidas na categoria a presença de insetos, partes de maquinário que eventualmente podem se soltar, material humano como cabelos e unhas, entre outros. A contaminação física pode causar intoxicação alimentar, acidentes durante o consumo e uma série de problemas.

Contaminação química

Já a contaminação química ocorre devido a presença de materiais que não são metabolizados pelo organismo humano e se acumulam, levando a um quadro de intoxicação grave. Pode acontecer devido a presença de chumbo, cádmio, mercúrio, arsênio e outros elementos tóxicos em alimentos. É comum na água e em peixes.

A presença de metais pesados no organismo pode levar ao surgimento de uma série de doenças como osteoporose, problemas cardiovasculares e até mesmo levar ao desenvolvimento de câncer.

Em todos os casos, fica nítida a necessidade do uso de equipamentos de proteção individual e o isolamento do ambiente de produção de alimentos. Boas práticas de manipulação são recomendadas, além de técnicas rígidas de controle de qualidade. Conheças as portas rápidas da Visoflex, ideais para isolar o ambiente de produção industrial, evitando a contaminação física ou biológica dos alimentos.