Você está visualizando atualmente 5 dicas incríveis para melhorar o desempenho logístico da sua indústria

5 dicas incríveis para melhorar o desempenho logístico da sua indústria

  • Categoria do post:Blog

Independente do nicho de atuação da indústria, o desempenho logístico é um dos principais indicadores de sucesso. Afinal, são os processos logísticos que determinam a velocidade das operações, o tempo de entrega ao consumidor final, a redução de custos, otimização, entre outros processos. Por isso, selecionamos 5 dicas incríveis para melhorar o desempenho logístico da sua indústria. Confira!

1. Tenha um sistema de gestão

Hoje, ter amplo controle sobre processos é fundamental para controlar entradas e saídas, prazos de validade, separação de pedidos e a organização geral da indústria. Ter muitos processos manuais nessa etapa é responsável por não apenas trazer demora aos processos, como perdas financeiras para a empresa.

Afinal, imagine quanto tempo sua empresa pode ganhar pensando em estratégia ao automatizar alguns processos. Ter um bom sistema de gestão que integra o estoque, os canais de venda e os processos de entrega é a primeira dica para otimizar seu desempenho logístico.

2. Padronize os processos

Logística é também sinônimo de padronização. Ou seja, os diferentes processos que acontecem em uma indústria devem ser descritos de alguma forma, para que sejam padronizados. O estoque, por exemplo, deve seguir uma ordem de saída de produtos, de acordo com o tipo de produto que a empresa trabalha.

O mesmo vale para as etapas de produção e expedição, os processos devem ser organizados e padronizados. Para isso, tenha uma política interna na empresa, para que cada colaborador saiba o que fazer em cada etapa.

3. Otimize seu estoque

O estoque é o coração da indústria e a sua organização só é possível com estratégias logísticas. Ele deve ser equilibrado, para que não falte, mas para que não permaneça no espaço por muito tempo. Afinal, estoque parado significa capital parado.

Por isso, mantenha o estoque equilibrado de acordo com a média de vendas, organize para que os itens estejam acessíveis para a retirada, além de garantir um bom funcionamento no geral.

4. Faça manutenções e melhorias constantes

O espaço físico é mais um detalhe de grande importância para a logística de uma empresa. Portanto, invista em melhorias no espaço, seja na expansão ou na aquisição de tecnologias para otimizar o cotidiano da empresa.

5. Invista em tecnologia

Hoje, existe uma série de tecnologias capazes de melhorar os processos logísticos da sua indústria. Existem sistemas para a gestão, que integram as diferentes etapas logísticas, que geram NF automaticamente, além de trazer dados sobre seu estoque e muito mais.

Já no que diz respeito ao espaço físico, também podemos contar com soluções tecnológicas para a logística, tais como:

  • Portas rápidas: evitam a contaminação, trazem economia de energia, além de manter a temperatura ideal e prevenir acidentes;
  • Abrigo de docas: solução voltada para o momento de carga e descarga, protegendo o produto final contra contaminações, chuva, roubos e muito mais.

Conheça as soluções da Visoflex

A Visoflex é uma empresa especializada em soluções logísticas para o ambiente industrial. Reunimos qualidade, tecnologia e tradição, com mais de 30 anos de experiência no mercado. Oferecemos soluções completas para seu ambiente industrial, incluindo abrigo de docas e portas rápidas.