Você está visualizando atualmente Porta rápida: o que é, como funciona e quais os benefícios

Porta rápida: o que é, como funciona e quais os benefícios

  • Categoria do post:Blog

As portas rápidas são excelentes para atender às necessidades dos mais diferentes tipos de indústria, das alimentícias às farmacêuticas. Confira todas as vantagens, modelos, acessórios e características que elas oferecem! 

A porta rápida, conhecida também como porta de enrolar automática, possui inúmeros benefícios e vem se destacando como uma excelente opção para indústrias ao redor do mundo.

Dessa maneira, elaboramos o texto abaixo para informar todos os detalhes sobre o seu funcionamento, suas principais vantagens e a real necessidade de se investir nesse modelo, que estará cada vez mais em evidência nos próximos anos. Confira!

Afinal, o que é uma porta rápida?
Com fabricação em lona PVC, as portas rápidas possuem um tratamento especial e diferenciado, e são direcionadas para manter os ambientes industriais isolados, oferecendo um acesso rápido, fácil e seguro, evitando assim vários tipos de contaminação ou perda.

Assim sendo, a sua fabricação é feita quase sempre sob medida, obedecendo às necessidades de cada cliente e se adaptando aos mais diferentes tipos de projetos industriais. É um modelo que pode atingir aberturas que chegam a 2,5m por segundo.

Entre algumas das vantagens mais perceptíveis nos seus primeiros momentos de uso, está o controle de salas limpas, além do combate a diversos elementos, como contaminações e ruídos, entre outras questões.

Principais benefícios
Como falamos acima, a porta rápida conta com alguns benefícios visíveis, como o controle de salas limpas, de contaminação e de ruídos. Mas ela oferece outras vantagens que podem fazer a diferença para o seu negócio.

A porta rápida permite um sistema diferenciado de vedação, permitindo que os ambientes permaneçam fechados por mais tempo, protegendo-o contra qualquer tipo de intempérie e evitando a proliferação de sujeiras.

Desse modo, a porta rápida também conta com o controle de material particulado e suspenso (entre eles, a troca de gases, de vapor e de temperatura), se adaptando aos mais diferentes projetos do ambiente.

Com uma velocidade média de abertura de 2m por segundo, as portas rápidas são ideais para quem busca tanto segurança como agilidade na hora de se locomover pelos ambientes da organização.

Nesse sentido, as portas rápidas servem aos ambientes internos e externos de indústrias que registram grande fluxo de acesso de pessoas e veículos. A fabricação em lona PVC facilita a limpeza dos espaços e evita a propagação de chamas.

Além de expor a produção ao menor tempo possível de interferência externa, a velocidade das portas rápidas são eficazes para suportar ventos de, aproximadamente, 105 km/h, temperatura entre 0ºC e 60ºC, e até 1000 ciclos diários de abertura.

Por que escolher uma porta rápida?
É normal surgirem dúvidas sobre a necessidade de se adquirir as portas rápidas para a sua organização, mas é certo que elas são uma excelente escolha para os mais diferentes tipos de indústrias, das alimentares às farmacêuticas, passando por muitas outras.

Em outras palavras, ela ajuda a facilitar a passagem de veículos e pessoas, evitando o surgimento de acidentes e mantendo o isolamento necessário para garantir a tranquilidade e segurança esperadas nos momentos de entrada e saída.

Além de um custo benefício excelente, as portas rápidas colaboram para a estética do local de trabalho, sem contar que são extremamente duráveis e resistentes. Ela exige manutenções preventivas, mas nada que se torne constante na rotina da indústria.

Principais modelos e acessórios
As portas rápidas oferecem diversos modelos e acessórios que se adaptam perfeitamente às mais diferentes necessidades das indústrias. Entre os principais tipos estão o modelo auto reparável e o modelo empacotamento.

O modelo auto reparável possui a capacidade de se recolocar sozinho nos trilhos laterais em eventuais casos de acidentes e pancadas com empilhadeiras, por exemplo. Além disso, a sua durabilidade impede que a lona se rasgue.

Enquanto isso, o modelo de empacotamento é indicado, principalmente, para indústrias que utilizam bastante o seu ambiente externo. Com barras horizontais fabricadas em alumínio, esse tipo é resistente, seguro e oferece bastante praticidade.

Em contrapartida, os acessórios disponíveis para a porta rápida, além de melhorar o seu uso, potencializam o seu funcionamento, reforçando as suas principais características de ser um produto durável e eficiente.

A Visoflex é uma fabricante de portas rápidas destinadas à vedação de indústrias alimentícias, frigoríficas e de logística, oferecendo grandes soluções para os clientes. Visite nosso site e confira todas as opções de produtos!