Você está visualizando atualmente 4 cuidados essenciais que toda indústria de alimentos deve ter

4 cuidados essenciais que toda indústria de alimentos deve ter

  • Categoria do post:Blog

Toda indústria de alimentos carrega uma responsabilidade muito grande que é a de manipular alimentos para consumo populacional. Há cuidados que são essenciais para toda indústria de alimentos. Confira no texto quais são esses cuidados que toda indústria de alimentos precisa ter.

Toda indústria de alimentos carrega uma responsabilidade muito grande que é a de manipular alimentos para consumo populacional. Há cuidados que são essenciais para toda indústria de alimentos. Isso porque, caso o consumidor tenha algum problema causado pela ingestão de um alimento produzido por sua indústria isso pode lhe custar muito caro. A sua empresa pode pagar multas altíssimas, ou ainda, ser interditada.

A Agência de Vigilância Sanitária (ANVISA), possui normas que precisam ser seguidas pelas indústrias de alimentos. Essas normas, são normas para garantir que os alimentos estejam seguros para a saúde do consumidor.

A seguir, conheça 4 cuidados essenciais que toda indústria de alimentos deve ter:

1. Temperatura
Indústrias de alimentos e restaurantes devem ficar de olho nas normas para a temperatura ideal para conservação dos alimentos.

De acordo com a ANVISA, os alimentos que passaram pelo processo de cozimento, devem ser mantidos a uma temperatura a partir de 60ºC, por no máximo 6 horas.

Alimentos resfriados devem ser guardados até 5 dias, a uma temperatura abaixo de 5ºC. E os que foram congelados precisam manter-se a uma temperatura abaixo de -18ºC em concordância com a data de validade do produto.

2. Rótulo
Se engana quem pensa que é responsabilidade da indústria alimentícia apenas a produção de alimentos. A ANVISA também fica de olho nas rotulagens dos produtos. Essa é uma exigência que toda indústria de alimentos tem o dever de cumprir.

No rótulo, deve conter todos os dados sobre o produto. Veja a seguir, quais informações devem ter no rótulo:
Data de validade e lote;

Onde o produto foi fabricado, o nome e o endereço da empresa, bem como seus meios de comunicação, como: telefone, e-mail, redes sociais etc.;
Devem conter os ingredientes usados no produto. Sempre em ordem decrescente, isto é, ingredientes usados em maior volume, devem estar no topo da lista;
Informação nutricional;
Volume, massa ou dependendo do caso, o seu peso;
Ingrediente alergênicos.

3. Piso
O declive do piso deve estar em direção a uma saída de água, ralo. Além disso, o chão deve ser impermeabilizado, deve ser com material antiderrapante e resistente a passagem de equipamentos, lavável.

A higiene do piso deve ser frequente, o chão deve estar sempre seco e livre de qualquer sujeira. Por isso, fique de olho quanto a isso. Se porventura, algum alimento cair no chão, a limpeza deve ser realizada imediatamente, para evitar contaminação e a atração de pragas.

4. Paredes
Assim como o piso, as paredes têm também normas que são essenciais para as indústrias alimentícias. Elas precisam ser de cor clara, de preferência branca. Cores escuras dificultam a visão de sujeiras que podem trazer contaminação para o produto.

Além disso elas devem ser impermeabilizadas e laváveis. Deve ser de fácil limpeza, para isso, ela deve ser lisa e com ângulo curvo em relação ao chão e o teto. Ainda, as paredes devem contar com proteção de pragas por dentro.

Enfim, esses são alguns cuidados essenciais que toda indústria de alimentos precisa ter, são cuidados que envolvem a manipulação dos produtos bem como a higiene local. Visite o nosso site e conheça nossos produtos, temos soluções eficiente para as indústrias.