Você está visualizando atualmente Vedação e abrigo de docas: tudo o que você precisa saber

Vedação e abrigo de docas: tudo o que você precisa saber

  • Categoria do post:Blog

As docas são regiões de intensa movimentação, afinal, há o recebimento e expedição de materiais. Por esse motivo, é um setor fundamental dentro do planejamento logístico, sendo necessário evitar riscos aos colaboradores, além de garantir a integridade dos produtos durante seu transporte e armazenamento.
O assunto desse artigo é a vedação e abrigo de docas, fundamentais para evitar a entrada de agentes contaminantes, garantir o isolamento térmico durante a movimentação e evitar uma série de riscos.
Saiba por que a vedação e abrigo de docas são importantes neste processo:

Vedação de docas: qual a importância?

Quase todos os segmentos da indústria necessitam manter a vedação entre o ambiente interno e externo durante os seus processos. Na indústria alimentícia é ainda mais importante, já que possíveis contaminações podem causar problemas de saúde e até mesmo levar à morte.

Neste caso, a vedação de docas serve para manter a qualidade dos produtos durante seu transporte, cumprindo as seguintes funções:

  • Manter a temperatura ideal: diversos são os componentes que precisam de refrigeração para manter sua integridade. É o caso de carnes, leite e derivados, medicamentos, entre outros. Nestes casos, as docas precisam ser vedadas para evitar que os produtos percam sua temperatura durante a movimentação.
  • Evitar a contaminação biológica: a contaminação biológica ocorre pela presença de microrganismos como bactérias, vírus e outros parasitas causadores de doenças. Separar o ambiente interno e externo durante as movimentações evita que esses organismos tenham acesso aos produtos durante sua manipulação.
  • Barrar agentes físicos contaminantes e causadores de acidentes: além da contaminação biológica, produtos podem sofrer a interferência de agentes físicos, como peças de maquinário ou peças do veículo. Esses agentes podem tanto contaminar alimentos e medicamentos, como causar acidentes com os colaboradores.

Abrigo de docas: para que serve?

O abrigo de docas é uma estrutura resistente, que serve como um portal, conectando o veículo com o local de armazenamento. Além disso, o abrigo serve para proteger os produtos contra condições climáticas como chuva, ventanias, sol e outros agentes climáticos que podem comprometer a mercadoria.

Essa estrutura é projetada para que aguente possíveis choques de manobras dos veículos, além de barrar as interferências térmicas do exterior e isolar o ambiente interno de armazenamento. O abrigo de docas é fundamental nos processos de carga e descarga, protegendo insumos farmacêuticos, alimentos perecíveis e garantindo o controle de qualidade durante os processos de transporte.

Diferenciais da Visoflex

Na Visoflex, sua indústria pode se beneficiar com uma série de diferenciais que oferecemos:

  • Estrutura robusta: o abrigo de docas Visoflex é produzido em aço galvanizado, permitindo que o caminhão encoste sem danificar. O sistema é de fácil instalação e manutenção.
  • Sistema retrátil: retrátil a partir da gravidade, o que garante maior durabilidade e vedação durante os processos
  • Guia de orientação: guias pintadas de forma destacada no material, servindo para direcionar as movimentações de carga e descarga. Traz segurança para as operações.
  • Material impermeável e com proteção UV: protege os produtos contra a chuva e a exposição à luz solar, facilitando o controle de qualidade de alimentos, medicamentos, insumos farmacêuticos e outros produtos.

Conheça as soluções para abrigo de Docas da Visoflex. Somos a maior exportadora de portas rápidas da América Latina, com mais de 30 anos de experiência no mercado e um vasto catálogo de soluções logísticas para sua indústria.