Você está visualizando atualmente Por que é importante o controle da temperatura nas indústrias de alimentos?

Por que é importante o controle da temperatura nas indústrias de alimentos?

  • Categoria do post:Blog

Fazer o controle da temperatura nas indústrias de alimentos, independente do setor de produção ou armazenamento, é essencial.
Essa tarefa é fundamental para essa indústria e precisa de uma atenção especial, pois qualquer tipo de descuido pode acabar gerando perdas de produtos na produção.
No Brasil, cerca de 10% de toda a produção de alimentos é desperdiçada, e cerca de 30% de tudo que é produzido em todo o mundo também tem esse destino.
Um dos principais fatores que levam esses números serem altos estão relacionados ao comportamento observado nos restaurantes e nas casas.
Cada vez mais podemos analisar que a indústria de alimentos está tomando medidas e investindo em tecnologias e ambientes estruturados para garantir que o ambiente esteja seguro.
Se você quer entender como é importante colocar em prática o controle de temperatura nas indústrias, confira as informações a seguir:

Controlar a temperatura nas indústrias de alimentos: saiba a importância

Controlar a temperatura nas indústrias de alimentos é essencial para colocar em prática todas as normas estabelecidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária, conservando os alimentos e mantendo um padrão dentro da empresa.

Segundo a RDC 2016, os alimentos já prontos precisam estar dentro das seguintes temperaturas:

– Acima de 60°C até 6 horas quando aquecidos.
– Menor de 5°C por 5 dias quando resfriados.
– Abaixo de -18°C até a data de vencimento quando congelados.

As indústrias que trabalham diretamente com a produção de alimentos precisam estar equipadas com materiais capazes de fazer o controle da temperatura para monitorar e manter, evitando a troca de calor entre os ambientes.

Em algumas indústrias, o controle da temperatura precisa ser feito para resfriar e temperar os alimentos, e com isso, garantir a boa qualidade do que for produzido.

Como fazer esse controle de maneira adequada?

Para que esse controle da temperatura seja feito de maneira adequada nas indústrias de alimentos, é importante que todas as temperaturas sejam verificadas de acordo com as características dos produtos e das etapas de preparação.

Essas etapas envolvem desde o momento do recebimento da matéria prima e os insumos até o armazenamento e distribuição dos alimentos prontos.

O controle da temperatura ideal deve estar dentro dos padrões estabelecidos pela ANVISA, onde as medidas são preventivas ou corretivas, com o objetivo de aumentar a qualidade da produção.

Essas medidas de controle da temperatura devem ser documentadas conforme forem tiradas ao longo do dia. Além disso, é interessante promover outras estratégias para promover a boa qualidade da produção.

O ideal é sempre fazer a higienização correta dos ambientes que envolvem todas as etapas da produção de alimentos, principalmente os que são utilizados todos os dias. A higienização correta dos alimentos também é necessária para evitar contaminação cruzada.

Se você quer entender mais sobre como funcionam essas medidas e o que você pode fazer para melhorar o controle da temperatura nas indústrias de alimentos, entre em contato conosco e fale com um de nossos especialistas!

Fontes:
https://www.thermomatic.com.br/fique-por-dentro/por-que-e-importante-o-controle-da-temperatura-na-industria.html
https://blogdasegurancaalimentar.volkdobrasil.com.br/controle-da-temperatura-na-industria-alimenticia/