Você está visualizando atualmente Erros de Logística que podem estar atrapalhando sua produtividade

Erros de Logística que podem estar atrapalhando sua produtividade

  • Categoria do post:Blog

Você já parou para pensar em quais erros de logística podem estar atrapalhando a sua produtividade e crescimento? O setor industrial, apesar das muitas opções tecnológicas em logística já disponíveis no Brasil, ainda enfrenta muitos desafios que impactam em sua produtividade e plano de expansão.

Algumas das barreiras enfrentadas pelas empresas e indústrias, nos mais diferentes segmentos, são:

  • Condições de infraestrutura obsoletas ou ineficientes;
  • Processos administrativos e burocráticos demorados;
  • Falta de mão de obra especializada;
  • Planejamento de armazenagem, circulação e distribuição de produtos.

Para poder otimizar os processos, reduzir prazos e ganhar em produtividade, é necessário que a empresa revisite seus processos internos, sua infraestrutura e invista em aderência a tecnologias que possam contribuir para um dia a dia de trabalho ainda mais eficiente.

Neste conteúdo, vamos abordar alguns dos pontos acima que podem estar afetando sua produtividade e, se sanados, consequentemente, você obterá melhores resultados.

 

Erros de logística que afetam a produtividade

Existem vários erros de logística que podem atrapalhar a produtividade de uma empresa, tais como:

  1. Falta de planejamento: se a empresa não planeja suas operações com antecedência, não tem um plano de negócios, metas claras, pode enfrentar problemas de nível de comprometimento alto na gestão de resultados.
  2. Falta de previsão de demanda: se a empresa não prevê corretamente a demanda por seus produtos, pode acabar com excesso de estoque ou falta de produtos, que afetam a produtividade.
  3. Falta de controle de estoque: se a empresa não possui um controle adequado de estoque, pode acabar com excesso de estoque de alguns itens e falta de outros, o que pode resultar em perda de tempo e dinheiro.
  4. Falta de eficiência nos processos: se os processos de produção não são eficientes, podem ocorrer atrasos, retrabalhos, comprometimento do local de trabalho, comprometimento de produto estocado e outros problemas que atrapalham a produtividade.
  5. Falta de qualificação da equipe: se a equipe não está treinada para realizar suas tarefas, pode haver erros e atrasos que prejudicam a produtividade.
  6. Problemas de transporte: se a empresa não tem um sistema de transporte adequado, pode haver atrasos na entrega dos produtos, o que afeta a produtividade.
  7. Problemas de comunicação: se a comunicação entre as equipes não é clara e eficiente, pode haver mal-entendidos e erros que comprometem as operações.
  8. Falta de investimento em tecnologia: se a empresa não investe em tecnologia adequada, pode haver processos mais lentos e menos eficientes, que atrapalham a produtividade.

Estes são alguns exemplos de erros de logística que podem atrapalhar a produtividade de uma empresa, sendo fundamental identificar os problemas e tomar medidas para evitá-los, a fim de maximizar sua produtividade e obter melhores resultados.

 

Eficiência operacional e redução de custos

Trabalhar com mais eficiência no seu dia a dia, e melhor do que sua concorrência nas atividades semelhantes desempenhadas é o desejo de praticamente todo gestor.

Apesar de ser um desejo em comum à maioria das empresas, proporcionar o usufruto de seus recursos de uma maneira lucrativa depende do envolvimento de todos os setores, dos colaboradores e investimento em soluções tecnológicas. Dessa forma, esse objetivo pode vir a ser alcançado.

A eficiência operacional é um gargalo nas empresas e a tecnologia é uma grande aliada para que os recursos das empresas sejam utilizados de forma mais eficiente. Com planejamento das estratégias, processos otimizados pela implementação de novas ferramentas e soluções, sua empresa poderá vislumbrar redução dos custos, redução de perdas, produtividade expandida e oportunidade de expansão.

Muitas organizações não dedicam a devida atenção ao mapeamento de seus processos logísticos estruturais e, com o passar do tempo, a estrutura vai se tornando obsoleta, acaba esquecida e, sem perceber, se torna um dificultador que resulta em menor eficiência operacional. 

E, mais uma vez, os principais caminhos para superar esses desafios passam pelo investimento em tecnologia, automação e capacitação de pessoal.

 

Automação com portas rápidas aumenta produtividade

Com mais de 30 anos de experiência no mercado, representantes em toda América Latina e reconhecimento internacional, a Visoflex desenvolve soluções estratégicas de alto desempenho para cada tipo de indústria. 

Quando se trata de velocidade, confiabilidade ou economia, as portas Visoflex oferecem uma série de benefícios para a logística, distribuição e operações de armazenagem. Conheça alguns dos diferenciais de nossas portas para aumentar sua produtividade:

1- As velocidades de abertura rápida aumentam a produtividade do tráfego dentro e fora de áreas de produção;
2- Economia de espaço, permitindo um raio de giro menor, o que aumenta a velocidade dos veículos;
3- Reforça a segurança com abertura e fechamento de velocidades de 0,5 a 1,5 metros por segundo.

Saiba mais aqui ou  Fale conosco!