Você está visualizando atualmente Como fazer a proteção de máquinas em uma empresa?

Como fazer a proteção de máquinas em uma empresa?

  • Categoria do post:Blog

A proteção de máquinas em uma empresa tem como principal objetivo garantir um ambiente seguro para que a produção possa ocorrer, fazendo com que os colaboradores do local consigam exercer suas atividades sem estarem expostos a riscos.

Uma empresa precisa ter diversos cuidados quando se fala sobre a segurança do ambiente de trabalho, principalmente se atentar aos detalhes da NR 12. Essas normas estabelecem que empresas são responsáveis por garantir a segurança, integridade física e saúde dos colaboradores.

Se você quer entender um pouco mais sobre isso e como colocar em prática essa proteção de máquinas, confira as informações a seguir:

A importância da proteção de máquinas em uma empresa

Com a tecnologia cada vez mais avançada, é possível colocar em prática algumas estratégias para tornar o ambiente de trabalho ainda mais seguro, como a proteção de máquinas em uma empresa.

Cada vez mais o setor industrial está investindo em equipamentos maiores que são automatizados, e com isso, para que seja seguro e econômico, essas estratégias evitam acidentes.

Atualmente nosso país está na posição número quatro com maior número de acidentes de trabalho registrados em todo mundo. São diversos afastamentos e mortes dentre os casos que acontecem.

Um dos principais objetivos para que esse número seja tão alto é a falta de investimento em equipamentos de proteção de máquinas. Com isso, os valores gastos com indenização e o afastamento de colaboradores têm sido maiores do que os gastos com medidas protetoras.

Seguir as regulamentações da NR 12 servem para garantir a segurança dentro do ambiente de trabalho. Além disso, ela também assegura que seja feita uma fiscalização na empresa nos setores de importação, fabricação e comercialização de equipamentos, onde a proteção de máquinas precisa estar dentro das normas.

Como fazer a proteção de máquinas?

A proteção de máquinas é uma das melhores medidas para evitar acidentes no ambiente de trabalho através da técnica de enclausuramento em indústrias.

O principal objetivo disso é reduzir os riscos que existem, criando uma barreira eletroeletrônica ou mecânica que evita que o funcionário tenha contato direto com um perigo iminente.

Um equipamento de empresas pode oferecer diversos tipos de riscos aos funcionários, desde os mais leves até os mais graves.

A proteção de máquinas através do enclausuramento permite que a claridade e os ruídos também sejam reduzidos, para tornar o ambiente de trabalho mais cômodo, evitando problemas como perda de audição ou estresse, se atentando não só à saúde física mas também mental do colaborador.

Sendo assim, de forma geral, os objetivos de fazer a proteção de máquinas traz diversas vantagens para o ambiente de trabalho, evitando o contato direto das mãos, braços ou pés dos colaboradores com as máquinas, isolando o ambiente contra ruídos e preservando o bem estar dos colaboradores.

Por isso, a empresa precisa se responsabilizar sobre o ambiente de trabalho, isso inclui as máquinas e equipamentos, assim como os colaboradores para que dessa forma possa evitar problemas e acidentes futuros.

Se você quer entender um pouco mais sobre isso, acesse o site e fale conosco!