Você está visualizando atualmente Como as portas rápidas ajudam no controle de contaminação?

Como as portas rápidas ajudam no controle de contaminação?

  • Categoria do post:Blog

O controle de contaminação é indispensável para os processos industriais. É a partir deste conjunto de procedimentos que é possível garantir segurança na manipulação e evitar prejuízos para a empresa.

Isso porque microrganismos podem contaminar e comprometer toda a produção, causando prejuízos enormes. Continue a leitura e entenda como as portas rápidas ajudam no controle de contaminação.

As portas rápidas limitam o acesso

No ambiente industrial, seja ele do ramo alimentício ou farmacêutico, a entrada e saída de pessoas deve ser controlada. É preciso centralizar o acesso ao ambiente de produção, para diminuir as chances de contaminação.

Ao contar com uma porta rápida, a entrada e saída ficam centralizadas e restritas àquele local. Isso torna o ambiente mais seguro, dificulta a entrada de microrganismos e garante que apenas as pessoas autorizadas tenham acesso.

As portas rápidas podem contar com tecnologias extra como senhas para entrar no ambiente, identificação por crachá, pin, ou outras.

Vedação e isolamento do ambiente

As portas rápidas são pensadas para trazer vedação e isolar o ambiente interno do externo. Assim, seu sistema conta com máxima capacidade de vedação, impedindo a entrada de microrganismos, poeira, ar contaminado ou calor vindo da região externa. Dessa forma, as portas rápidas impedem que o ambiente interno seja contaminado por condições externas.

Tudo isso é proporcionado não só pela capacidade de vedação, mas porque as portas são projetadas para permanecerem abertas o menor tempo possível. O ambiente interno fica completamente seguro e livre de contaminações que causam perdas na produção.

Superfície lisa e fácil de higienizar

As portas rápidas são projetadas em material fácil de higienizar, com superfície lisa e sem porosidade. Isso permite que a higienização da região seja feita rapidamente e com sucesso, para garantir a limpeza e adequação às normas de produção da vigilância sanitária.

Rígido controle de temperatura

Em muitas indústrias a temperatura é um fator determinante para manter a qualidade. É o caso de frigoríficos, produção de medicamentos, vacinas, entre outros. Nestes casos, a porta rápida atua minimizando a entrada de ar quente que pode comprometer a temperatura no ambiente de produção. Assim, as condições de resfriamento são mantidas intactas, com a menor entrada de calor possível.

Baixa necessidade de manutenção

As portas rápidas ajudam tanto no controle de contaminação, por conta dos motivos já citados, e também porque são equipamentos estáveis. Ou seja, a necessidade de manutenção é muito baixa e quando é realizada corretamente, o equipamento apresenta baixas chances de precisar de reparos.

O motor é projetado para não se desgastar com as aberturas constantes da porta, sistema de auto reparação, além de operar de forma inteligente, para não causar acidentes com humanos.

Conheça as portas rápidas da Visoflex

A Visoflex é a maior exportadora de portas rápidas da América Latina. Isso porque reúne qualidade, tecnologia e tradição, com mais de 30 anos de experiência no mercado. Contamos com modelos que se adequam aos mais variados tipos de indústria, para evitar contaminações e prejuízos para a sua empresa. Visite o nosso site e conheça nossos produtos.