Você está visualizando atualmente 5 benefícios das portas rápidas para salas limpas

5 benefícios das portas rápidas para salas limpas

  • Categoria do post:Blog

As salas limpas são ambientes fundamentais para a indústria farmacêutica, química, laboratórios, entre outras.

Nestes ambientes há normas para que exista o amplo controle de temperatura, umidade, limpeza e segurança. As portas rápidas garantem o total isolamento do ambiente interno, resguardando a integridade dos insumos e produtos, por meio das condições ideais de temperatura, pressão e higiene.

Conheça 5 benefícios das portas rápidas para salas limpas e entenda a importância deste item.

Conheça a obrigatoriedade da ANVISA

De acordo com a resolução-RDC nº 304 da ANVISA, há uma série de obrigatoriedades e critérios que dizem respeito ao armazenamento de medicamentos e vacinas. A resolução estabelece que devem ser seguidas normas de controle de temperatura para a devida refrigeração de medicamentos e insumos farmacêuticos sensíveis.

As temperaturas variam de acordo com cada tipo de medicamento, vacina ou insumo. A resolução prevê que as condições de temperatura devem ser mantidas durante todos os processos, incluindo manuseio, transporte e armazenamento, além de total controle do ambiente.

É por isso que as portas rápidas trazem uma série de benefícios para salas limpas, como veremos a seguir:

1. Controle da umidade e temperatura

Salas limpas são ambientes especiais para a manipulação de uma série de produtos sensíveis, como os medicamentos. Esses ambientes devem ter total controle da temperatura, sendo que em alguns casos, devem ser mantidas temperaturas negativas para a conservação dos produtos. Uma vacina de Covid-19, por exemplo, deve ser mantida aos -70ºC.

Neste caso, as portas rápidas são a solução ideal para isolar o ambiente interno congelado ou resfriado. Além disso, elas impedem que as condições de umidade interfiram nos produtos. Desta forma, a porta rápida serve para que a sala limpa mantenha as condições ideais de temperatura e umidade determinadas para os produtos manipulados ou armazenados.

2. Alta durabilidade e resistência

As portas rápidas também são projetadas para aturar a pressão do ambiente, sem que sofra danos. Ainda, são projetadas em materiais robustos e duráveis, como o aço galvanizado, apresentando alta durabilidade, pouca necessidade de manutenção e resistência mesmo em cenários de acidentes.

3. Vedação contra diferentes tipos de contaminação

A principal função de uma porta rápida é separar os ambientes interno e externo. Dessa forma, além de impedir a troca de temperaturas, o equipamento também evita que agentes contaminantes entrem no ambiente. A porta rápida evita a contaminação por microrganismos, sujeiras, aves, roedores e outros agentes contaminantes.

4. Economia

A perda de produtos por contaminação ou exposição a temperaturas inadequadas pode ser gigante para laboratórios. Investir em tecnologia significa otimizar o espaço a fim de minimizar perdas.

Mas muito além de minimizar as perdas da produção, as portas rápidas trazem economia na conta de energia da sua indústria. Afinal, com um maior isolamento térmico, a sala limpa gasta menos energia para manter a sua temperatura.

5. Segurança com agilidade

Equipadas com comandos inteligentes, as portas rápidas trazem segurança e agilidade aos processos industriais. Em caso de colisões, por exemplo, não é preciso solicitar atendimento, pois são auto reparáveis. Assim, o equipamento garante segurança aos processos e agilidade para as atividades.

A Visoflex é a maior exportadora de portas rápidas da América Latina, com mais de 30 anos de experiência no mercado e um vasto catálogo de soluções logísticas para sua indústria. Conheça nossas soluções em portas rápidas.